Artigos

Netflix lança fenômeno de audiência com fantasia e conquista 35 milhões de visualizações nos primeiros dias

“Damsel”, o mais recente exclusivo da Netflix protagonizado por Millie Bobby Brown, conhecida pelo seu papel como Onze em “Stranger Things” e estrela de “Enola Holmes”, acumulou nada menos que 35,3 milhões de visualizações. E isso considerando apenas o público de seu primeiro fim de semana desde a estreia na sexta-feira passada, que inclui quase 65 milhões de horas de visualização.

Com um elenco de estrelas femininas que também destaca Robin Wright e Angela Bassett, o filme estreou em número 1 em 79 países e entrou no Top 10 em outros 93. Desta forma, supera “Código 8: Renegados (Parte II)”, a sequência de ficção científica de Robbie e Stephen Amell, que acumula um pouco menos de 12 milhões de visualizações em sua segunda semana na plataforma.

O filme apresenta uma curiosa inversão dos contos de fadas típicos, onde uma donzela concorda em se casar com um príncipe encantador. Tudo normal até que ela descobre que a verdadeira intenção da família do noivo é sacrificá-la para saldar uma antiga dívida familiar. Por isso, ela é lançada em uma caverna com um dragão cuspidor de fogo, mas o que ninguém espera é sua vontade de sobrevivência que não conhece limites.

Dirigido pelo espanhol Juan Carlos Fresnadillo (“Intacto”, “28 semanas después”), esta subversão dos códigos habituais na narrativa de fantasia é uma alternativa refrescante que certamente enfrentará críticas dos de sempre. Sua maior virtude, sem dúvida, é sua desfaçatez e falta de sutileza ao propor uma mudança nos papéis habituais. Definitivamente, não é uma revolução reflexiva e delicada, mas sim um filme revigorante que especialmente incomodará aqueles que só entendem a linguagem da acrobacia e do golpe.