Inscreve-te e tem vantagens!

Spies in Disguise(2019)

Há 27 dias | Animação, Ação, Aventura, | 1h42min

de Nick Bruno, Troy Quane, com Will Smith, Tom Holland, Ben Mendelsohn, Rashida Jones e Rachel Brosnahan


Não sei se sabem, mas em dezembro do ano passado a Blue Sky Studios (produtora de filmes como Ice Age (2002-2016), Rio (2011-2014) e Ferdinand (2017)) lançou um novo filme de animação – Spies in Disguise, com Will Smith e Tom Holland nos principais papéis. Pergunto-vos isto, pelo simples facto deste filme ter passado despercebido nos cinemas (o que é estranho tendo em conta o marketing que teve). Adiante.

O que nos conta o filme?

Desde criança, que Walter Beckett (Tom Holland) dedicou a maior parte do seu tempo na invenção de todo o tipo de aparelhos e objetos estranhos. 14 anos depois, adulto, Walter está ao serviço dos mais renomeados agentes secretos. Mas todos os seus colegas só têm olhos para o incrível e melhor espião Lance Sterling (Will Smith). Elegante, sedutor e talentoso, Sterling tem tudo para ser o centro das atenções. Por outro lado, Walter é completamente o oposto. Tímido, não se sente muito à vontade na sociedade, e a sua inteligência e criatividade só o isolam ainda mais dos outros. Tudo muda, quando Sterling é acusado de traição, e que Walter o transforma acidentalmente num pombo e que o mundo corre perigo.

Spies in Disguise propõe todos os códigos dos filmes de espionagem, desde o vilão cheio de gadgets, carros de alta tecnologia, armas, sequências de ação e ainda uma aventura para salvar o mundo. A banda sonora também reforça toda a ideia deste género e a sequência de abertura é uma clara homenagem à saga James Bond (1962-).

A realização é agradavelmente boa. A animação tem uma direção artística bastante estimulante, desde as suas cores muito vivas, ou pelas suas cenas de ação explosivas. Todas as cenas de ação estão espetaculares, através vários planos rotativos e pov’s carregados por uma edição eficaz.

Contudo, a longa-metragem não reinventa absolutamente nada. Estamos numa história cliché de um agente secreto badass que terá de perceber as suas falhas através de um jovem, que defende a não-violência. O filme segue um arco narrativo com poucas surpresas, mas consegue, através do seu excelente humor e das suas boas personagens (Will Smith e Tom Holland dão o carisma necessário nas vozes) entreter-nos até ao final, sem vermos o tempo passar. O que faz a força desta obra são os seus dois protagonistas – os opostos atraem-se.

Spies in Disguise é um filme de animação que tinha potencial para ser muito bom, mas que infelizmente caiu num tom demasiado infantil. Toda a parte com a transformação do pombo leva muito tempo, os gags nem sempre são bem conseguidos e o alvo é demasiado focado para o público mais jovem. No entanto, tenho também a sensação que tem um bom argumento, alguns toques de comédia e temas para um público mais velho. Ou seja, o todo não está bem equilibrado. Apesar de tudo isto, aconselho a verem em família, e aos fãs dos filmes de espionagem. Passarão, certamente, um bom serão.


Alexandre Costa
Outros críticos:
 Pedro Horta:   6