Inscreve-te e tem vantagens!

Batman Begins(2005)

Há um ano | Ação, Aventura, | 2h20min

de Christopher Nolan, com Christian Bale, Katie Holmes, Liam Neeson, Michael Caine, Gary Oldman, Cillian Murphy e Morgan Freeman


Batman é como uma fénix, conseguiu renascer das suas cinzas após dois genocídios orquestrados por Joel Schumacher com Batman Forever (1995) e Batman & Robin (1997).

Batman é provavelmente o super-herói mais apreciado dos leitores de comic books, ou simplesmente o mais admirado pelo seu universo complexo, rico e dark. O que diferencia Bruce Wayne dos outros heróis é que não possui super-poderes.

Em Batman Begins, Christopher Nolan explora a dimensão do herói ainda mais longe - explora o psicológico do protagonista aka o medo como temática principal. A grande força deste primeiro filme da trilogia The Dark Knight é o seu realismo. Se estiverem à procura de um filme de super-herói banal, cheio de explosões e de ação, Batman Begins poderá não ser do vosso agrado. No entanto, se desejarem algo mais profundo, complexo e rico em conflitos internos das personagens, bingo!

O que nos conta o filme?

Como é que um homem solitário pode mudar o mundo? É a questão que atormenta Bruce Wayne (Christian Bale) desde a trágica noite em que os seus pais foram abatidos à sua frente num beco de Gotham City. Torturado por um profundo sentimento de raiva e culpa, o jovem herdeiro da rica família Wayne foge de Gotham para uma longa e discreta jornada pelo mundo. O âmbito das suas peregrinações são de explorar a sua sede de vingança interna, controlando o seu medo e procurar novas maneiras de lutar contra a injustiça. A vida de Wayne muda de um dia para o outro quando conhece Ducard (Liam Neeson) que lhe promete ajudar.

Batman Begins faz uma limpeza da parte fantástica das adaptações anteriores e propõe a origem da personagem culta que é o Batman. Mais realista e introspetivo entre a sua humanidade e as suas dúvidas, a longa-metragem renova totalmente o género da temática do super-herói. Christopher Nolan soube gratificar o seu filme com um elenco de luxo – desde Christian Bale como Bruce Wayne, Liam Neeson como Ducard, Michael Cane em Alfred, Morgan Freeman como Lucius Fox, Gary Oldman em Jim Gordon, Katie Holmes como Rachel e Cillian Murphy em Dr. Crane. Havendo espaço na tela para cada um deles.

Nolan trabalha muito o lado negro e pessimista de Gotham, evocando as grandes cidades americanas na crise dos anos 30, depois das suas grandezas, apodrecendo de corrupção, como por exemplo na venda de drogas pesadas e os policiais dominados pelos grandes barões. Neste novo universo que foi criado, tudo parece real e natural. Batman Begins não é um filme de super-heróis comum, é literalmente um thriller psicológico e um policial.

Bruce Wayne aparece como um herói assombrado pelos seus medos e culpas, tornando o seu arco narrativo interessante e determinante. Ele vai ter de aprender a lidar com o seu medo, para poder atormentar os seus inimigos. Batman pertence a um universo sombrio, e Nolan assume-o atormentando o espetador na mesma luta que o seu protagonista.

A realização é fascinante, desde as cenas de ação rítmicas, duras e cruas. Nolan brinca com os novos fatos high tech, da nova tecnologia do batmobile (um estilo militar e um novo visual) para sentirmos a adrenalina da mensagem que nos quer transmitir.

A banda sonora de Hans Zimmer e James Newton Howard é magnífica, sombria e perfeita para o filme que é. Todos os temas ficaram-me em mente, sendo uma das bandas sonoras mais impactantes de todos os tempos.

Batman Begins é o primeiro filme de uma trilogia fantástica, que futuramente será considerada por muitos cinéfilos uma das melhores da história do cinema. Nolan instala todas as peças com esta primeira longa, para não perder mais tempo nos seus próximos filmes. Refletiu-se o seu trabalho, pois tornará o seu próximo The Dark Knight uma obra de arte contemporânea.


Alexandre Costa
Outros críticos:
 Pedro Horta:   9
 Sara Ló:   8
 Alex Duarte:   8
 Rafael Félix:   8
 Rafaela Boita:   8
 Raquel Lopes:   8